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28 de out. de 2011

Relatório do Carrinho de Ratoeira

1>Objetivo do  Trabalho:
           O objetivo do trabalho é montarmos um carrinho movido por uma ratoeira, que cumpra a prova mínima percorrendo a distância de 3 metros no menor espaço de tempo possível.


2>Descrever os materiais utilizados na construção do carinho:
- Uma ratoeira de metal;
- Madeira compensada que será moldada conforme o modelo do carrinho;
- 2 palitos de churrasco;
- 2 CD’s tamanho normal (que funcionarão como rodas traseiras);
- 1 CD pequeno (que funcionará como roda dianteira);
- 4 “buchinhas” de torneira (Para prender o CD no eixo. Caso você não saiba o que é, pode observar o material nesta imagem);
- Barbante.

3> Descreva em 8 passos a construção do carrinho:




Obs: Caso haja dificuldade em ver a imagem, é só abri-la em uma nova guia e ampliá-la.

4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas).


5>Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos)
         Foram feitos 2 projetos antes do definitivo, que é o terceiro. O primeiro foi um projeto bem precário que fizemos apenas para adquirir conhecimento e prática e, nem se quer o testamos. Já o segundo foi elaborado com mais paciência e dedicação, porém ficou muito pesado e não chegava a percorrer a prova mínima de 3m, por isso foi descartado. Então usamos mais um modelo, o qual aparece na foto a seguir:




6>Liste os problemas ocorridos no carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).

Problemas
Soluções
O carrinho andava para frente, mas depois voltava.
Diminuímos o comprimento do barbante utilizado.
O carrinho estava tinha peso excedente.
Foram feitos furos para diminuir o peso do mesmo.
A ratoeira estava se desprendendo do carrinho com facilidade.
Nós a parafusamos no carrinho com a ajuda de um adulto.




7>Para o carrinho determine algumas grandezas físicas:

Massa
Peso
Comprimento
Largura
0,15 kg (150g)
1,5 N
0,35m (35 cm)
0,23m (23 cm)



8>Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:

Grandezas
1ºteste
2ºteste
3ºteste
4ºteste
5ºteste
deltaS
3m
3m
3m
3m
3m
deltaT
2,14s
2,51s
2,18s
2,03s
2,46s
Vm
1,4 m/s
1,19 m/s
1,37 m/s
1,47 m/s
1,21 m/s
Ec(m)
0,147 J
0,106 J
0,140 J
0,162 J
0,109 J
Pot(m)*
0,00009112 HP
0,00005628 HP
0,00008576 HP
0,0001058 HP
0,00005896 HP



* Levando em conta a regra de conversão de que 1 watt = 0,00134102186 HP.

9>Utilize esse espaço para cálculos:



10> Determine os valos médios de cada teste realizado no item 8:

deltaS
deltaT
Vm
Ec(m)
Pot(m)
3m
2,26s
1,31 m/s
0,132 J
0,000079584 HP


11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição:
       Bom, o carrinho está com uma média de 2,2s a cada 3m, consideramos isso um bom tempo, mas temos que levar em consideração o fato de que o piso é de um componente um pouco diferente do do local testado, portanto, devido à esse fator, e mais à pressão do momento, pode sim haver um desempenho pior na hora da competição. Mas o grupo espera que tudo dê certo, apesar das circuntâncias, e devido aos ajustes que serão feitos para o dia, como a retirada do peso excessivo e desnecessário de madeira existente e o acréscimo de uma roda dianteira.

12> Você pretende fazer modificações no carrinho para dia da competição? Quais?
      Sim. Gostaríamos de diminuir o máximo possível de madeira, deixando-a apenas em um local para parafusarmos o carrinho e colocarmos um pininho para prender o eixo que vai rodá-lo. Pretendemos também adicionar mais uma rodinha na frente, totalizando assim 4 rodas no carrinho.

13>Conclusão:
      Com este trabalho pudemos concluir o quanto é gratificante trabalharmos em grupo, e que os resultados sempre vêm, independente de não serem sempre como esperamos. Vemos na prática como funciona a energia cinética, conceito que era estudado apenas em sala de aula, e como vários fatores podem influenciar a velocidade do carrinho, como a espessura do eixo, o fato de as rodas terem ou não bexigas para influenciar a tração, o peso da madeira, entre outros. É muito interessante esses trabalhos elaborados pelo Colégio Idesa referentes à física, porque assim, além de aprendermos, trabalharmos em grupo, termos uma meta e uma prova mínima a atingir, estamos exercitando os conceitos que antes só eram vistos em sala de aula, e vendo que eles podem sim ser aplicados na “vida real”.

Um comentário:

  1. Adorei o trabalho e foi muito útil (indispensável, hahahha) para fazer o meu (:

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Somos um grupo formado por alunos do 3º ano A do Colégio IDESA de Taubaté, coordenados pelo Professor Maurício (Física), cujos componentes são:
• Camila Duarte, 05
• Caroline de Paula, 06
• Juliana Santos, 17
• Loren Nogaroto, 21

E-mail para contato: grupofisicaidesa@hotmail.com

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