1>Objetivo do Trabalho:
O objetivo do trabalho é montarmos um carrinho movido por uma ratoeira, que cumpra a prova mínima percorrendo a distância de 3 metros no menor espaço de tempo possível.
2>Descrever os materiais utilizados na construção do carinho:
- Uma ratoeira de metal;
- Madeira compensada que será moldada conforme o modelo do carrinho;
- 2 palitos de churrasco;
- 2 CD’s tamanho normal (que funcionarão como rodas traseiras);
- 1 CD pequeno (que funcionará como roda dianteira);
- 4 “buchinhas” de torneira (Para prender o CD no eixo. Caso você não saiba o que é, pode observar o material nesta imagem);
- Barbante.
3> Descreva em 8 passos a construção do carrinho:
Obs: Caso haja dificuldade em ver a imagem, é só abri-la em uma nova guia e ampliá-la.
4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas).
5>Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos)
Foram feitos 2 projetos antes do definitivo, que é o terceiro. O primeiro foi um projeto bem precário que fizemos apenas para adquirir conhecimento e prática e, nem se quer o testamos. Já o segundo foi elaborado com mais paciência e dedicação, porém ficou muito pesado e não chegava a percorrer a prova mínima de 3m, por isso foi descartado. Então usamos mais um modelo, o qual aparece na foto a seguir:
6>Liste os problemas ocorridos no carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
Problemas | Soluções |
O carrinho andava para frente, mas depois voltava. | Diminuímos o comprimento do barbante utilizado. |
O carrinho estava tinha peso excedente. | Foram feitos furos para diminuir o peso do mesmo. |
A ratoeira estava se desprendendo do carrinho com facilidade. | Nós a parafusamos no carrinho com a ajuda de um adulto. |
7>Para o carrinho determine algumas grandezas físicas:
Massa | Peso | Comprimento | Largura |
1,5 N | 0,35m ( | 0,23m ( |
8>Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:
Grandezas | 1ºteste | 2ºteste | 3ºteste | 4ºteste | 5ºteste |
deltaS | 3m | 3m | 3m | 3m | 3m |
deltaT | 2,14s | 2,51s | 2,18s | 2,03s | 2,46s |
Vm | 1,4 m/s | 1,19 m/s | 1,37 m/s | 1,47 m/s | 1,21 m/s |
Ec(m) | 0,147 J | 0,106 J | 0,140 J | 0,162 J | 0,109 J |
Pot(m)* | 0,00009112 HP | 0,00005628 HP | 0,00008576 HP | 0,0001058 HP | 0,00005896 HP |
* Levando em conta a regra de conversão de que 1 watt = 0,00134102186 HP.
9>Utilize esse espaço para cálculos:
10> Determine os valos médios de cada teste realizado no item 8:
deltaS | deltaT | Vm | Ec(m) | Pot(m) |
3m | 2,26s | 1,31 m/s | 0,132 J | 0,000079584 HP |
11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição:
Bom, o carrinho está com uma média de 2,2s a cada 3m, consideramos isso um bom tempo, mas temos que levar em consideração o fato de que o piso é de um componente um pouco diferente do do local testado, portanto, devido à esse fator, e mais à pressão do momento, pode sim haver um desempenho pior na hora da competição. Mas o grupo espera que tudo dê certo, apesar das circuntâncias, e devido aos ajustes que serão feitos para o dia, como a retirada do peso excessivo e desnecessário de madeira existente e o acréscimo de uma roda dianteira.
12> Você pretende fazer modificações no carrinho para dia da competição? Quais?
Sim. Gostaríamos de diminuir o máximo possível de madeira, deixando-a apenas em um local para parafusarmos o carrinho e colocarmos um pininho para prender o eixo que vai rodá-lo. Pretendemos também adicionar mais uma rodinha na frente, totalizando assim 4 rodas no carrinho.
13>Conclusão:
Com este trabalho pudemos concluir o quanto é gratificante trabalharmos em grupo, e que os resultados sempre vêm, independente de não serem sempre como esperamos. Vemos na prática como funciona a energia cinética, conceito que era estudado apenas em sala de aula, e como vários fatores podem influenciar a velocidade do carrinho, como a espessura do eixo, o fato de as rodas terem ou não bexigas para influenciar a tração, o peso da madeira, entre outros. É muito interessante esses trabalhos elaborados pelo Colégio Idesa referentes à física, porque assim, além de aprendermos, trabalharmos em grupo, termos uma meta e uma prova mínima a atingir, estamos exercitando os conceitos que antes só eram vistos em sala de aula, e vendo que eles podem sim ser aplicados na “vida real”.
Adorei o trabalho e foi muito útil (indispensável, hahahha) para fazer o meu (:
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