1>Objetivo do Trabalho:
O objetivo do trabalho foi de construir
um aparelho denominado telefone de latinha, a fim de aprendermos na prática os
conceitos relacionados à acústica, através de uma prova mínima, cujo objetivo
era o de conseguir entender pelo menos 20 palavras ao longo do tempo
estabelecido nos testes.
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2>Descrever os Materiais
Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
Os
materiais utilizados na construção do telefone de latinha foram:
-
- 1 lata de
milho ou ervilha;
- 1 lata
comprida de achocolatado;
- tesoura;
- prego e
martelo;
- pinça.
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3>Descreva em 8 passos a
construção do telefone.
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4>Desenhe o Telefone com as duas
pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma
completa a onda existente.
> Os fenômenos que ocorrem são, por exemplo, reflexão e
interferência.
> Classificação da onda:
- Mecânica (precisa de um meio material para se propagar);
- Longitudinal (porque é uma onda que se move na mesma direção do que o
material em que ela se propaga);
- Unidimensional na corda;
- Tridimensional na lata;
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5> Quantos projetos foram feitos
antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a
primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no
projeto)
Antes do
oficial foram feitos 2 projetos:
-1º: Foi
feito com um barbante grosso e 2 latas de milho.
-2º: Foi
feito com um barbante fino e 2 copos descartáveis.
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6> Crie uma lista de problemas ocorridos
no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de
tabela com duas colunas).
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7> Para
o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha
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Comprimento
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Densidade linear
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Dimensão da abertura
da latinha
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0,009g
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10m
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0,0009g
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Aproximadamente 5,5 cm e 8 cm
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Comprimento de onda
da voz do aluno escolhido
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Freqüência
do som emitido pelo aluno |
Velocidade
do som na cordinha |
Número de palavras
por minuto
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1.7 m
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Aproximadamente 200Hz
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340 m/s
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Cerca de 13 palavras por minuto
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8>
Faça 6 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:
Fio
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L
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Observações
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Nylon
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Difícil interpretação das palavras, não foi obtido nenhum resultado.
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Foram captadas corretamente 4 palavras.
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||
Foram captadas corretamente 2 palavras.
|
||
Foram captadas corretamente 8 palavras.
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||
Barbante
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Foram captadas corretamente 15 palavras.
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Foram captadas corretamente 5 palavras.
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9> Utilize este espaço para
outros comentários de resultados do item anterior:
Ao realizarmos o teste notamos que o comprimento do fio influencia para o melhor entendimento das palavras passadas e além disso pudemos concluir que o melhor tipo de fio a ser utilizado para nós é o barbante. |
10>
Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.
Densidade linear = g / m
Onde:
g = massa
m = comprimento da onda
Visto que a massa é de 0,009g, e o comprimento, 10m, obtém-se:
0,009/10
= 0,0009 g/m
Para calcular o comprimento da onda da voz, utilizou-se da fórmula:
V = λ * F
Onde:
Velocidade da onda (V)
Comprimento da onda (λ)
Frequência (F)
Segundo pesquisas na internet, a frequência da voz feminina é, em
média, 200 Hz.
Sendo a mesma uma onda sonora, sabe-se que a sua velocidade aproximada
é de 340 m/s.
Logo:
340 = λ * 200 Hz
340/200 = λ
λ = 1.7 m
(Portanto, este é o comprimento da onda)
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11> Faça uma descrição longa
utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
Nosso protótipo
é composto por duas latas diferentes, sendo a de menor diâmetro para falar, e
a de maior diâmetro para captar as palavras.
Sabe-se
que o som é uma onda mecânica, logo, é uma onda que precisa de meio material
para se propagar. No caso, esse meio material é a corda. Em uma onda eletromagnética,
como por exemplo, em ondas de rádio, não é necessário nenhum meio de propagação.
No projeto
do telefone de latinha, o som emitido pelas cordas vocais se dissipa pelo o
ar (o qual se encontra dentro da lata menor), percorrendo o fio de barbante
com uma velocidade de aproximadamente 340 m/s, e chegando, por fim, ao ar da
outra latinha, que passará para o ouvido, atingindo o tímpano. Lá, elas vibram
com determinada frequência (a mesma das ondas emitidas), a qual é transmitida,
enfim, para o cérebro.
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12> Conclusão Final:
Através
da montagem e estudos do protótipo do telefone de latinha, diversos pontos positivos
foram estabelecidos, sendo eles a ampliação do conhecimento obtido em sala de
aula relacionado aos conceitos de acústica e outros conceitos físicos
demonstrados no projeto, além de o tal projeto de iniciação científica ter importância
na formação pessoal de cada indivíduo, afinal o trabalho e dedicação em grupo
foram indispensáveis, além de termos que aprender a colocar em prática o
espírito do trabalho em equipe, e aprender a compreender caso alguém não entenda
algumas palavras mencionadas nos testes, pois todos erram. Logo, este trabalho, sendo a primeiro modo,
de “montagem mais simples”, mostrou-se uma grande alavanca, reunindo membros
de grupos que muitas vezes não colaboravam, e passaram então a colaborar. Além
disso, conclui-se que os conhecimentos físicos obtidos por meio das
comprovações experimentais são de melhor e mais fácil compreensão, além de
torná-los muito mais interessantes e, de certa forma, divertidos. Afinal, este
foi um projeto divertido, e a diversão também é uma forma de se aprender.
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